A Piloto, dos sócios Alexandre Chalabi, Daniel Soro, Biba Werdesheim e Natália Souza, não foi criada numa garagem, como as gigantes do Vale do Silício, mas, sim, num quarto na Barra Funda, em São Paulo, onde a dupla Dani e Chalas tocava um estúdio criativo, uma iniciativa paralela ao trabalho que realizavam como diretores em outra produtora. O primeiro cliente foi a MTV e não por acaso. Dani e Chalas se conheceram na emissora anos antes e lá desenvolveram projetos de criação livre, com experimentação de diferentes linguagens e forte impacto visual. Hoje, 14 anos depois, a Piloto atua na produção de vinhetas, campanhas publicitárias e identidade visual para canais de TV, mantendo a mesma característica do início: abordagem criativa peculiar, cuidado com a direção de arte, qualidade de finalização e uso de mixed media.

“Trazemos a experiência do design para nossos filmes, que são conhecidos pela estética e pelas novas linguagens, e apresentamos tendências para todos os tipos de produção, desde documentais, passando por live action e animação”, conta a diretora executiva Biba Werdesheim. Atualmente, a produtora colhe os resultados de uma reestruturação realizada em 2016 e que envolveu a formação de um novo núcleo de produção executiva, comandado por Natália Souza, e o anúncio de outros quatro diretores: Rafa Antonelli, Carla Nobre, Larissa Bertolini e Octavio Scopelitti. O comercial também foi reforçado com Regina Knapp na liderança da área.

Campanha Sons da Conquista, da nova/sb para a Caixa (acima), a Piloto criou cinco videoclipes em animação cantados por rappers brasileiros e que mostravam a trajetória de atletas patrocinados pelo banco.

“Demos um passo adiante para ampliar nossa presença de mercado, já que passamos a oferecer uma linha maior de diretores e serviços. Registramos um aumento no volume de filmes, que são cada vez mais feitos a quatro mãos com nossos clientes”, diz Regina Knapp. Um exemplo desse trabalho foi a campanha Sons da Conquista, projeto da agência nova/sb para a Caixa Econômica Federal que incluía de videoclipes a filmes para TV e que conquistou um Leão de Bronze em Entertainment, em Cannes.

“O projeto envolveu um grande planejamento e foi realizado de forma integrada com vários parceiros”, afirma Biba Werdesheim. Para a campanha, a Piloto criou cinco videoclipes em animação cantados por rappers brasileiros e que mostravam a trajetória de atletas patrocinados pela Caixa.

Filme da CP+B para a Ambev contemplou mixed media e envolveu animação, colagem, stop motion e filmagem.

Valorização das linguagens — O uso de mixed media é característica da Piloto, uma vez que a produtora tem como processo a experimentação, a mistura e, principalmente, a criação de técnicas e linguagens de realização. O filme Oktoberfest, da CP+B para a Ambev, reúne diferentes modalidades de trabalho da produtora, como stop motion, animação, colagem e filmagem, entre outras. O vídeo Skol Lollapalooza feito para F/Nazca também é destacado como um exemplo de mixed media. Já o projeto Esferas, criado pela Talent Marcel para a Claro, NET e Embratel, uniu live action com composição. “Esse é o caso de um filme de TV que mostra como buscamos trazer uma diferença na narrativa e impacto visual com fotografia e produção de arte impecáveis”, completa a diretora executiva.

Projeto da Talent Marcel para Claro, NET e Embratel que envolveu live action com interações gráficas.

Além da nova/sb, CP+B, F/Nazca e Talent Marcel, o portfólio da empresa contempla projetos para Africa, FCB Brasil, JWT, Wieden+Kennedy, Canal Brasil, Globosat e MTV (portfólio abaixo).

Essa parceria com agências e anunciantes colocou a Piloto entre as produtoras mais criativas do Brasil, o que se traduziu na conquista de prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais: Ciclope, Clio, Cannes Lions, CCSP, PromaxBDA, El Ojo de Iberoamérica, Fiap, Profissionais do Ano e Colunistas.

No ano passado, uma reestruturação ampliou a presença de mercado da produtora que passou a oferecer uma linha maior de diretores e serviços. Da esquerda para direita, os sócios Natália Souza, Daniel Soro, Biba Werdesheim e Alexandre Chalabi.

Paralelamente aos filmes publicitários para diferentes mídias e plataformas, a Piloto manteve a produção para promo e branding de TV. Entre seus projetos estão a identidade da MTV, dos canais Boomerang e Nickelodeon e campanhas para SporTV, Multishow, Canal Brasil e TCM. Em 2014, estreou, em parceria com o Canal Brasil, o longa de ficção “Gata velha ainda mia”, com Bárbara Paz e Regina Duarte. A Piloto produziu ainda o documentário “Meu amigo Cláudia”, vencedor do Mix Brasil.

“Independentemente do tipo de serviço – campanha, vinheta ou identidade visual – e da mídia – TV, digital ou cinema –, a Piloto prima pela qualidade de finalização, pelo design e pela narrativa. Essas características se juntam a uma estrutura de trabalho leve e uma visão de negócio mais enxuta – aspectos que o mercado mais demanda atualmente”, finaliza Biba Werdesheim.

 

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