A união da arte, da eficiência e da qualidade na entrega dá o tom à produtora de áudio Comando S. Liderada pelo diretor musical Serginho Rezende, a empresa, que no próximo semestre completa 13 anos, aproveita sua maturidade para ir além das trilhas, dos jingles e das campanhas publicitárias. Neste ano, a Comando S reforça seu lado de assessoria musical, algo que já vinha sendo feito, mas que ganha fôlego extra.
O serviço contempla pesquisas, negociações, questões ligadas a direitos autorais e levantamento de artistas e músicas, ajudando ainda mais na criação de campanhas memoráveis pelas agências. “Nossa intenção é fazer a ponte entre marcas, artistas e gravadoras, atuando como facilitadores no processo”, afirma o fundador da Comando S, Serginho Rezende. Segundo ele, a demanda pela assessoria musical já existia, o que estimulou a produtora a oficializar a nova atividade.
Um exemplo desse trabalho envolve a atual comunicação da Brahma, “Quando você se sente”. A intermediação entre a gravadora e os cantores Rosana e José Augusto, bem como os arranjos foram feitos pela Comando S. Outra iniciativa de assessoria foi desenvolvida para o Instituto Ayrton Senna na ação “Juntos pela educação”, que reuniu os músicos Toquinho, Tiê e Rael em um estúdio para cantar a canção “O Caderno”, de Toquinho e Mutinho, em prol da educação.
A empresa, aliás, é reconhecida no segmento justamente por seu DNA musical. A profundidade nessa área tem relação direta com seu fundador. Serginho Rezende esteve ligado à música desde muito cedo e começou a tocar bateria aos 8 anos em sua terra natal, a Bahia. Na década de 1990, após se formar em Engenharia Civil, veio para São Paulo com uma banda e por aqui ficou. Entrou no universo da propaganda por acaso e abriu sua própria produtora em 2004.
No início, a Comando S ganhou o título de ateliê de criação em função da forma artesanal com que os trabalhos eram feitos. Ao longo dos anos, com um crescimento orgânico e entregando projetos cada vez mais ousados e únicos, a produtora se consolidou graças à forte essência musical, aproximando artistas de grandes marcas e criando soluções autorais para diversas campanhas. “Buscamos garantir a entrega sempre fazendo a conexão da arte com a excelência. Giramos 24 horas, mas atuamos com turnos, o que melhora a forma de trabalho da equipe. Tudo isso nos permite atingir os quatro pilares da eficiência: mais qualidade, prazos menores, mais volume e com valor competitivo”, comenta o diretor.
Com oito estúdios e 25 colaboradores especialistas e multi-instrumentistas, a Comando S possui em seu portfólio campanhas para Brahma, Vigor, GM, Carrefour, Peugeot, PagSeguro UOL, Head&Shoulders, entre outras. Além disso, tem grandes nomes da música brasileira atuando em diversos cases como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Milton Nascimento, Roger, etc. Uma das ações de destaque foi justamente a criada para a marca de xampu da P&G e que trouxe Joel Santana como protagonista. Um divertido clipe foi gravado com o técnico, que tem um jeito peculiar de falar inglês. O DNA musical da produtora também possibilita que as comunicações se tornem share of mind. Esse foi o caso, por exemplo, do jingle feito para a Vigor.
Além da elaboração de trilhas, jingles, sound design e identidades sonoras para o mercado publicitário e audiovisual (séries e cinema), a Comando S atua com produções executivas. Nos últimos quatro anos, a produtora foi responsável pela direção e produção musical das campanhas de fim de ano da TV Globo. Paralelamente, a empresa trabalha na geração de outros tipos de conteúdo, como um festival de música – neste ano, a previsão é de que ele ocorra em agosto – e o Comando S Conecta, um encontro para debater sobre música, mercado e comportamento do consumidor, que ocorreu em 2015, para justamente aperfeiçoar essa ferramenta de unir marcas, artistas e veículos e dar base e solidez para consolidar a área de assessoria musical da produtora.
Ainda como forma de diversificar suas operações, a empresa possui, desde 2010, o Comando SD, um selo que já lançou diversos projetos de artistas novos e veteranos, servindo também para mostrar o trabalho autoral dos produtores. “Estamos seguindo na trilha de ações ousadas e únicas e mantendo o que fazemos de melhor: unir pessoas por meio da música e aproximar marcas de artistas”, finaliza Serginho Rezende.