A diversidade criativa de diretores de diferentes nacionalidades é a aposta da Madre Mia Filmes ao lançar o projeto “Olhares do Mundo”.
A iniciativa da produtora é trazer os melhores olhares de fora para filmar no Brasil e, apesar de estar apenas no começo, já com cinco importantes nomes do cinema e da fotografia: Roddy Dextre, do Peru; Charles Gutierrez, do Uruguai; Ylli Zimberi, de Kosovo; Jacques Dequeker, do Brasil, mas com grande parte de sua carreira consolidada em Nova York; Tobias Nathan, dos Estados Unidos; e Rafa Damy, diretor criativo e diretor de cena da casa, que também lidera o projeto.
Segundo Edgard Soares Filho, um dos sócios da produtora, o objetivo é aumentar o leque de opções disponíveis para agências e anunciantes, somando novas cores e talentos ao mercado nacional. “O Brasil tem excelentes diretores, alguns reconhecidos entre os melhores do mundo. Porém, quando todos bebem de fontes muito similares, provenientes de uma mesma realidade, o trabalho tende a reproduzir certos padrões. Nossa ideia é quebrar isso, oferecer uma opção realmente única para os nossos clientes e parceiros”, afirma ele, que é CEO do G8, grupo do qual a Madre Mia faz parte.
Telma Silva, também sócia da Madre Mia, acrescenta que a proposta não é trazer apenas diretores de diferentes nacionalidades, mas de diferentes estilos e expertises. Sendo que a missão de encontrar e recrutar esses profissionais fica a cargo de Rafa Damy, que completa o quadro de sócios da produtora.
Esse trabalho de garimpo pelo mundo inclui uma extensa pesquisa de profissionais. “Reunimos nomes fortes para oferecer ao mercado brasileiro novas referências, olhares e ideais que possam emocionar e despertar os sentimentos das pessoas”, explica Rafa Damy. “O maior desafio ao coordenar esse processo é dar autonomia e liberdade criativa aos diretores para que eles preservem seus olhares, porém sem deixar o trabalho perder a conexão com o público local. Felizmente, nossa primeira experiência foi um sucesso e tanto agência quanto anunciante gostaram muito do resultado,”, completa o diretor.
Damy se refere aos primeiros frutos do projeto “Olhares do Mundo” – uma vez que dois diretores de fora já vieram filmar no Brasil e, em breve, terão seus trabalhos veiculados por aqui, sob direção criativa dele. O uruguaio Charly Gutierrez fez uma peça para um cliente da agência Artplan, e o peruano Roddy Dextre, para uma campanha criada pela nova/sb.
Manifesto da Madre Mia Filmes
“Para nós, não é só um filme. Não é só um comercial. Não é só mais um dia de trabalho. É a nossa vida. Nossa paixão. Nosso propósito. Corre em nossas veias. Não queremos mais do mesmo. A réplica da réplica, da réplica, da réplica, da réplica, da réplica. O eco do que já foi, mas não é mais. Queremos, antes, o frio na barriga. O ângulo torto. O corte agudo. Somos filhos de uma mesma mãe para todos aqueles que ainda acreditam. Separados por continentes. Unidos por algo maior. Porque o sangue é mais forte que o mar. E, para nós, não é só um filme. É tudo. Quem mais está pronto? Porque nós estamos. Madre Mia. Mãe dos que acreditam.”
Mãe das ideias fora do comum
A Madre Mia Filmes pertence ao G8 Group, presidido por Edgard Soares Filho. Seu posicionamento no mercado não é apenas como uma produtora, mas como uma mãe para todas as ideias fora do comum. Daí o nome. “A Madre Mia Filmes é o porto seguro de corações e mentes inquietas e reúne olhares do mundo em seu time de diretores, entregando ao mercado de cinema e publicidade um formato estético que foge da mesmice e de ideias já praticadas. Os diretores têm estilos e nacionalidades diferentes, mas compartilham a mesma paixão pela profissão e pela arte de contar histórias”, comenta Telma Silva.
As perspectivas são otimistas e a ideia, para o futuro, é estender o projeto. “Pretendemos buscar mais diretores de outras nacionalidades e trazer seus olhares para o mercado brasileiro. E a recepção por parte das agências não poderia ser melhor. Logo de cara, todos se mostram muito entusiasmados com a possibilidade de trocar experiências e filmar com diretores de outras partes do mundo. O que, para nós, é um indicador positivo de que essa iniciativa vai continuar crescendo e ampliando seu sucesso”, diz a sócia.
Diretores do “Olhares do Mundo”
Os profissionais convidados até o momento são: