A diversidade criativa de diretores de diferentes nacionalidades é a aposta da Madre Mia Filmes ao lançar o projeto “Olhares do Mundo”. 

A iniciativa da produtora é trazer os melhores olhares de fora para filmar no Brasil e, apesar de estar apenas no começo, já com cinco importantes nomes do cinema e da fotografia: Roddy Dextre, do Peru; Charles Gutierrez, do Uruguai; Ylli Zimberi, de Kosovo; Jacques Dequeker, do Brasil, mas com grande parte de sua carreira consolidada em Nova York; Tobias Nathan, dos Estados Unidos; e Rafa Damy, diretor criativo e diretor de cena da casa, que também lidera o projeto.

True Colors, de Rafa Damy, vencedor em Cannes 2018, na categoria Film

Segundo Edgard Soares Filho, um dos sócios da produtora, o objetivo é aumentar o leque de opções disponíveis para agências e anunciantes, somando novas cores e talentos ao mercado nacional. “O Brasil tem excelentes diretores, alguns reconhecidos entre os melhores do mundo. Porém, quando todos bebem de fontes muito similares, provenientes de uma mesma realidade, o trabalho tende a reproduzir certos padrões. Nossa ideia é quebrar isso, oferecer uma opção realmente única para os nossos clientes e parceiros”, afirma ele, que é CEO do G8, grupo do qual a Madre Mia faz parte.

Telma Silva, também sócia da Madre Mia, acrescenta que a proposta não é trazer apenas diretores de diferentes nacionalidades, mas de diferentes estilos e expertises. Sendo que a missão de encontrar e recrutar esses profissionais fica a cargo de Rafa Damy, que completa o quadro de sócios da produtora.

Edgard Soares Filho, Telma Silva e Rafa Damy são os sócios da produtora, que faz parte do grupo G8

Esse trabalho de garimpo pelo mundo inclui uma extensa pesquisa de profissionais. “Reunimos nomes fortes para oferecer ao mercado brasileiro novas referências, olhares e ideais que possam emocionar e despertar os sentimentos das pessoas”, explica Rafa Damy. “O maior desafio ao coordenar esse processo é dar autonomia e liberdade criativa aos diretores para que eles preservem seus olhares, porém sem deixar o trabalho perder a conexão com o público local. Felizmente, nossa primeira experiência foi um sucesso e tanto agência quanto anunciante gostaram muito do resultado,”, completa o diretor.

Damy se refere aos primeiros frutos do projeto “Olhares do Mundo” – uma vez que dois diretores de fora já vieram filmar no Brasil e, em breve, terão seus trabalhos veiculados por aqui, sob direção criativa dele. O uruguaio Charly Gutierrez fez uma peça para um cliente da agência Artplan, e o peruano Roddy Dextre, para uma campanha criada pela nova/sb.

Filme Doritos, dirigido por Charly Gutierrez

Manifesto da Madre Mia Filmes

“Para nós, não é só um filme. Não é só um comercial. Não é só mais um dia de trabalho. É a nossa vida. Nossa paixão. Nosso propósito. Corre em nossas veias. Não queremos mais do mesmo. A réplica da réplica, da réplica, da réplica, da réplica, da réplica. O eco do que já foi, mas não é mais. Queremos, antes, o frio na barriga. O ângulo torto. O corte agudo. Somos filhos de uma mesma mãe para todos aqueles que ainda acreditam. Separados por continentes. Unidos por algo maior. Porque o sangue é mais forte que o mar. E, para nós, não é só um filme. É tudo. Quem mais está pronto? Porque nós estamos. Madre Mia. Mãe dos que acreditam.”

Mãe das ideias fora do comum

A Madre Mia Filmes pertence ao G8 Group, presidido por Edgard Soares Filho. Seu posicionamento no mercado não é apenas como uma produtora, mas como uma mãe para todas as ideias fora do comum. Daí o nome. “A Madre Mia Filmes é o porto seguro de corações e mentes inquietas e reúne olhares do mundo em seu time de diretores, entregando ao mercado de cinema e publicidade um formato estético que foge da mesmice e de ideias já praticadas. Os diretores têm estilos e nacionalidades diferentes, mas compartilham a mesma paixão pela profissão e pela arte de contar histórias”, comenta Telma Silva.

As perspectivas são otimistas e a ideia, para o futuro, é estender o projeto.  “Pretendemos buscar mais diretores de outras nacionalidades e trazer seus olhares para o mercado brasileiro. E a recepção por parte das agências não poderia ser melhor. Logo de cara, todos se mostram muito entusiasmados com a possibilidade de trocar experiências e filmar com diretores de outras partes do mundo. O que, para nós, é um indicador positivo de que essa iniciativa vai continuar crescendo e ampliando seu sucesso”, diz a sócia.

Diretores do “Olhares do Mundo”

Os profissionais convidados até o momento são:

 

Publicidade